UPSCALING ATENA

Nome do Projeto

UPSCALING ATENA – Desenvolvimento, teste e otimização da versão 2 do ventilador Atena para a sua produção em larga escala a partir da indústria nacional

Data de Inicio

01 de abril de 2020

Data de Fim

31 de dezembro de 2021

Investimento total ilegível

1 382 316,47 €

Investimento EFACEC ilegível

160 095,20€

Parceiros

    • Efacec Energia Máquinas e Equipamentos Eléctricos S.A
    • CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento
    • Exatronic
    • DTx

Financiamento

Co-financiado por COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia

Gestor de Projeto

Alexandra Mendes
alexandra.mendes@efacec.com

Objetivo

No combate à pandemia de COVID-19, tem-se intensificado um pouco por todo o Mundo a corrida a equipamentos ventiladores pulmonares, tendo o Governo português agregado esforços para rastrear os equipamentos existentes em Portugal, bem como criar condições para desenvolver e produzir ventiladores.

Foi neste contexto que surgiu o projeto Upscaling Atena com a ambição de desenvolver, produtizar e industrializar um ventilador médico invasivo, inovador, capacitado para dar suporte a doentes em falência respiratória aguda, como a associada ao COVID-19.

O projeto Upscaling Atena pretende assim contribuir para a criação de uma nova indústria com cadeias de valor de proximidade para a produção de equipamentos instrumentalmente críticos na preservação da vida, através do desenvolvimento, teste e otimização do ventilador médico invasivo Atena, tendo em vista a sua produção em larga escala a partir da indústria nacional.

Este projeto corresponde à segunda fase de uma iniciativa mais abrangente que se iniciou no CEiiA com o objetivo de desenvolver e produtizar um ventilador mecânico invasivo para ser industrializado em Portugal, no curto prazo, e permitir a sua evolução para novas versões com elevada incorporação nacional.

O Projeto Upscaling Atena, tem como objetivo desenvolver uma versão avançada (V2), com uma arquitetura (software e hardware) estruturada em subsistemas e módulos que permita uma adequação às competências da indústria nacional e que permita também responder aos requisitos da certificação (pandémica) para a sua produção em larga escala e internacionalização do produto.

Para dar resposta a este desafio, formou-se um consórcio que junta o CEiiA, o DTx, a EFACEC e a Exatronic. Neste projeto serão desenvolvidos processos que permitam criar uma cadeia de valor deste produto, tendo em conta a industrialização em larga escala, as normas de certificação e as tendências de evolução deste tipo de equipamento.

Ventiladores que permitam monitorização e controlo de forma remota podem colmatar a atual limitação no número de especialistas aptos a operar estes equipamentos. Os desenvolvimentos de I&D alcançados neste campo, permitem reduzir o risco de exposição/contaminação dos profissionais e providenciam avanços para a disponibilização destes tratamentos a mais pacientes (se necessário), enquanto apoiam as respetivas decisões médicas associadas.

Para responder aos desafios identificados na primeira fase, bem como aos normativos internacionais, MEDDEV IIb, e respetivos normativos de qualidade produtiva, o projeto Upscaling Atena apresenta os seguintes objetivos:

  1. Desenvolver uma segunda versão de um ventilador médico invasivo, com novas funcionalidades de conectividade e monitorização remota face à versão inicial (V1), mais compacto, de maior modularidade e com design de referência, bem como produtizar o mesmo tendo em vista a possibilidade de ser industrializado, num curto espaço de tempo em Portugal;
  2. Contribuir para que Portugal possa vir a ter uma indústria assente em cadeias de valor de proximidade garantindo uma maior segurança nacional em casos de crise, como a provocada pelo COVID-19, e preparando a indústria nacional para a produção em larga escala do ventilador Atena, ambicionando a sua internacionalização para criar maior escala e oportunidade.

Parceiros