Enabling the NEXT Generation
of Smarter TRAnsformers

Designação do projeto

NEXTRA – Enabling the NEXT Generation of Smarter TRAnsformers

Código do projeto

39906

Código da operação

POCI-01-0247-FEDER-039906

Região de Intervenção

Norte (Matosinhos, Porto) e Centro (Aveiro)

Entidade Beneficiária

Efacec Energia, Máquinas e Equipamentos Eléctricos, S.A.

Duração

2019 – 2022 (36 meses)

Data de aprovação

15/01/2019

Data de início

01/04/2019

Data de conclusão

31/03/2022

Promotores

Efacec Energia – Máquinas e Equipamentos Eléctricos S.A;
Universidade de Aveiro.

Custo total elegível

2.837.426,09€

Apoio Financeiro da União Europeia – 1.709.327,76€

Cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI)

Objetivo Temático

OT 1 – Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Objetivo principal

O projeto NEXTRA visa explorar a cadeia de valor de todo o portefólio tecnológico de transformadores da Efacec com o objetivo de apresentar ao mercado uma nova geração de transformadores termicamente mais eficientes, fiáveis, flexíveis, compactos e sustentáveis. O mercado dos transformadores apresenta-se extremamente maduro, onde cada vez mais o fator diferenciador é a inovação constante e a customização focada nas necessidades evolutivas dos clientes. Tendo como produto-alvo os transformadores de distribuição, potência e subestações móveis, serão estabelecidas cinco áreas de trabalho complementares: i) novas soluções construtivas, ii) novos materiais com propriedades superiores, iii) modelos e ferramentas de apoio à decisão, iv) técnicas disruptivas de condição e diagnóstico e v) avaliação do ciclo de vida. A curto prazo espera-se que as novas soluções construtivas aumentem o rácio MVA/ton. A médio prazo espera-se que novas técnicas de diagnóstico possam conduzir à criação de serviços de pós-venda diferenciadores. A longo prazo, espera-se que o desenvolvimento de novos materiais conduza a transformadores mais eficientes e com maior tempo de vida útil. O NEXTRA é promovido por um consórcio de duas entidades: uma empresa, a Efacec Energia, S.A., promotor líder, em cooperação com uma Entidade não Empresarial do Sistema de I&I, CICECO, inserido organicamente na Universidade de Aveiro, apresentando as competências tecnológicas e de mercado necessárias para assegurar a persecução dos objetivos delineados e consequente valorização económica dos resultados.

Objetivo principal

O acesso à energia é indicador de desenvolvimento humano, crescimento económico e qualidade de vida. As crescentes necessidades energéticas, aliadas às políticas de descarbonização, forçam os sistemas de produção, transporte e distribuição de energia a uma adaptação aos novos paradigmas, suportada numa geração de energia mais distribuída que por sua vez coloca desafios técnicos e económicos à operação das redes elétricas e dos seus ativos. Os transformadores são um dos principais ativos das redes de energia, estando encarregues de transformar energia para valores de tensão e corrente apropriados ao seu transporte, distribuição e consumo.

A competitividade da Efacec como fabricante de transformadores tem sido historicamente assegurada pela elevada customização e flexibilidade do seu portefólio, oferecendo aos seus clientes soluções à medida. A continuidade do reconhecimento internacional da Efacec como fabricante de transformadores de referência, competitivos e de qualidade, que privilegia a evolução tecnológica e o desenvolvimento contínuo, passa pelo desenvolvimento conceptual disruptivo ao nível tecnológico. Paralelamente, o know-how de transformadores tem potencial de captura adicional de valor num contexto de gestão de ativos, quando complementado com metodologias de avaliação de condição e gestão de risco, permitindo à Efacec dar resposta às solicitações cada vez mais prementes do mercado por soluções que permitam otimizar o ciclo de vida dos ativos das redes de energia, assegurar serviços especializados de manutenção preventiva, e reforçar os serviços de consultoria na prevenção de falhas em transformadores.

O projeto NEXTRA visa desenvolver uma nova geração de transformadores termicamente mais eficientes, fiáveis, flexíveis, compactos e sustentáveis. Tendo como produto-alvo os transformadores de distribuição, potência e subestações móveis. O projeto NEXTRA visa explorar a cadeia de valor em toda a sua extensão, atuando ao nível dos materiais, da produção e dos serviços especializados de pós-venda, permitindo assim aumentar de forma sustentada, a competitividade de todo o portefólio Efacec.

Para atingir os objetivos, este projeto é promovido por um consórcio de duas entidades: a Efacec Energia, S.A. e a Universidade de Aveiro. O projeto foi estruturado em oito atividades que incidem principalmente em 5 áreas de trabalho:

Resultados Esperados

  • Soluções construtivas termicamente mais eficientes: Aumento do rácio MVA/ton em 6% em transformadores Core e 3% em transformadores Shell
  • Materiais isolantes sólidos mais duradouros: Envelhecimento a 102 °C equiparável ao da referência (98°C)
  • Materiais magnéticos amorfos de reduzidas perdas: Redução das perdas energéticas do circuito magnético em 70%
  • Fluidos de refrigeração termicamente superiores: Redução da temperatura média dos enrolamentos em 4°C
  • Técnicas disruptivas de condição e diagnóstico: Monitorização online do envelhecimento dos materiais celulósicos e do óleo
  • Modelos simplificados termo-hidráulicos: Desenvolver modelos físicos para calcular a eficiência termo-hidráulica do transformador
  • Técnicas de inteligência artificial para design otimizado: Otimização do design dos enrolamentos com vista à redução da temperatura do ponto quente em 5°C

Alvos Técnico-Científicos

A Efacec privilegia a evolução tecnológica e o desenvolvimento contínuo dos seus transformadores como fator determinante para garantir a sua competitividade e qualidade, sendo por isso mundialmente reconhecida como fabricante de referência.

É neste contexto que surge o projeto NEXTRA, que pretende desenvolver uma nova geração de transformadores termicamente mais eficientes, fiáveis, flexíveis, compactos e sustentáveis, através da investigação e desenvolvimento de novas soluções construtivas, novos materiais e técnicas disruptivas de condição e diagnóstico. Para tal, a estratégia do projeto passará por desenvolver capacidades técnico-científicas que permitam:

  • Aumentar o fator potência/massa: reduzir a quantidade de materiais utilizados e aumentar as margens associadas à produção de transformadores, melhorando a competitividade e diminuindo os impactes ambientais.
  • Reduzir as perdas energéticas: atender as novas diretivas de Ecodesign através da redução das perdas energéticas, promovendo assim menores aquecimentos, menores taxas de envelhecimento e uma redução nos custos associados à exploração.
  • Estender a vida útil do transformador: promover uma cultura energética mais sustentável e potenciar oportunidades nos mercados de serviços especializados de pós-venda e de gestão de ativos.

Para a persecução destes objetivos técnico-científicos foram definidos como objetivos específicos:

  1. Novas Soluções Construtivas
  • Desenvolvimento de novas soluções construtivas para a parte ativa e sistema de refrigeração com vista ao aumento da capacidade de evacuação de calor e redução de massas e dimensões.
  1. Materiais com Propriedades Superiores
  • Desenvolvimento de novos materiais isolantes sólidos que permitam reduzir o envelhecimento do transformador;
  • Desenvolvimento de novos materiais magnéticos, através da amorfização e da otimização da nanoestruturação de metais, com vista à redução de perdas energéticas;
  • Desenvolvimento de fluidos alternativos de elevada performance térmica que permitam aumentar a capacidade de refrigeração do transformador.
  1. Técnicas Disruptivas de Condição e Diagnóstico
  • Identificar compostos de degradação que permitam diagnosticar, de forma antecipada, a condição do transformador e assim prevenir o seu envelhecimento acelerado e eventuais falhas que coloquem o transformador em risco;
  • Desenvolver sensores capazes de monitorizar em tempo real a condição das estruturas isolantes com o objetivo de avaliar de forma mais assertiva a condição do transformador, priorizar investimentos, reduzir períodos de inatividade e potenciar a extensão de vida útil do próprio transformador.
  1. Modelos e Ferramentas de Apoio à Decisão
  • Desenvolver modelos simplificados termo-hidráulicos com a capacidade de modelar fisicamente os fenómenos de transferência de calor em regime estacionário e transiente, bem como em regimes de convecção natural e forçada;
  • Desenvolver nos modelos simplificados termo-hidráulicos funcionalidades para otimizar o design dos enrolamentos e respetivas estruturas isolantes;
  • Desenvolver modelos de envelhecimento, através da investigação da cinética de degradação dos materiais isolantes, que permitam acompanhar a condição destes materiais por via numérica.
  1. Avaliação do Ciclo de Vida
  • Caracterizar o ciclo de vida e quantificar os impactes ambientais dos atuais transformadores da Efacec;
  • Quantificar a variação dos impactes ambientais decorrente da utilização das novas soluções construtivas e dos novos materiais;
  • Desenvolver a ferramenta de ACV para transformadores, que permita incluir no relatório técnico do transformador a respetiva análise de ciclo de vida.

Por que investir?

O projeto NEXTRA surge enquadrado no plano estratégico de desenvolvimento tecnológico da Efacec, que visa conceber e desenvolver equipamentos e soluções flexíveis que contribuam para o aumento da eficiência dos sistemas de produção, transporte e distribuição de energia elétrica. É neste contexto, de premência pela procura de soluções inovadoras e disruptivas, que surge o projeto NEXTRA. Tendo como produto-alvo os transformadores de distribuição, potência e subestações móveis, o projeto NEXTRA visa explorar a cadeia de valor em toda a sua extensão, atuando ao nível dos materiais, da produção e dos serviços especializados de pós-venda permitindo assim aumentar de forma sustentada, a competitividade de todo o portefólio Efacec.

Materiais: promover novos paradigmas tecnológicos através do desenvolvimento de novos materiais e da funcionalização de materiais de uso corrente, com vista ao aumento da eficiência, da compacidade e da extensão da vida útil.

Produção: investigar e desenvolver novas soluções construtivas que permitam conceber transformadores termicamente mais eficientes, flexíveis e compactos; assegurar as capacidades de previsão do comportamento termo-hidráulico e de otimização das soluções construtivas através do desenvolvimento de modelos simplificados termo-hidráulicos.

Serviços: investigar e desenvolver novos sensores de monitorização, bem como desenvolver modelos de envelhecimento de modo a suportar a diferenciação a médio prazo na gestão de ativos; potenciar a exploração eficiente

Milestones

Milestone Título Data
M 1.1 Atualização bibliográfica terminada 30/09/2019
M 2.1 Especificação de Requisitos Terminada 30/04/2020
M 3.1 Caracterização laboratorial dos materiais comerciais concluída 31/03/2022
M 4.1 Novas soluções construtivas: desenvolvimento concluído 30/11/2021
M 4.2 Novos materiais: desenvolvimento concluído 31/01/2022
M 4.3 Técnicas disruptivas de condição e diagnóstico: desenvolvimento concluído 31/01/2022
M 4.4 Ferramentas de apoio à decisão: desenvolvimento concluído 31/03/2022
M 4.5 Avaliação de ciclo de vida terminada 31/12/2021
M 5.1 CInstalações experimentais concluídas e prontas para ensaios 31/08/2020

Fotos e Publicações

Reunião de Divulgação Alargada do Projeto e Apresentação do Consórcio, 10 de maio de 2019 (Arroteia)

Publicações

M. A. J. Teixeira, S. Matharage, Z. Wang, M. M. Q.Simões, Inês Portugal and C. M. Silva, “Sorption study of furanic compounds in transformers’ insulating materials systems”. 8th Portuguese Young Chemistry Meeting, Vila Real, 17 a 19 de maio de 2023

M. J. Pereira, M. A. J. Teixeira, A. F. Carvalho, A.J. Fernandes, P. Antunes, L. Rino, I. Portugal, C. M. Silva, F. M. Costa, “Optical sensor for in situ monitoring of transformer oil and cellulose insulation in power transformers”, 1st International Conference on Challenges in Engineering, Medical, Economics and Education: Research & Solutions (CEMEERS-23), Lisboa, 21 a 22 de junho de 2023.

M.A.J. Teixeira, L. Maia, S.Y. Matharage, Z. Wang, M.M.Q. Simões, I. Portugal, C.M. Silva, “Study of furanic compounds sorption and its presence in transformers’ insulating materials degradation”, Research Summit 2023, Aveiro, 12 a 14 de julho de 2023.

M. A. J. Teixeira, S. Matharage, Z. Wang, M. M. Q. Simões, I. Portugal, C. M. Silva, “Sorption assays of furanic compounds in transformers’ insulating oil and paper systems”, 14th International Chemical and Biological Engineering Conference, Bragança, 12 a 15 de setembro de 2023. Menção ao projeto NEXTRA nos “acknowledgments”

M.J. Abrantes; S. B. Rocha; N. Martins; M.S.A. Oliveira; “Tailoring Nanofluids for Transformers”, 8th Micro and Nano Flows Conference, University of Padova, IT, 18-20 September 2023.

Couto, S.; Silva, J.; Oliveira, B.: Corte-Real, C.; Lopes, R. C.; “Analysis of Simplifications and Accuracy of a Thermal-hydraulic Model of Core-type Power Transformer Winding.”; CIGRE, Paris (2024).

Oliveira, B.; Corte-Real, C.; Silva, J.; Couto, S.; Lopes, R. C.; “Evaluation of the Hot-Spots’ Location during Dynamic Loading of a Natural Ester Cooled Power Transformer”; CIGRE, Paris (2024).

Imagens

Experimental Setup – Distribution Transformer 500 kVA

Experimental Setup – Shell Type Transformer

Experimental Setup – Amorphous (MaDC-A) Core Distribution Transformer 630 kVA